top of page

Quarto Período (500-1 AEC)

Aslior
No começo do período, em 498 AEC, Aslior foi anexado pelo império Lêmine e perdeu definitivamente sua independência.

​

Danólia

Vivendo ainda um período de declínio monárquico iniciado no período anterior, a Danólia perde sua autonomia numa guerra contra o império Lêmine, que terminou em 34 AEC.

​

Bonades

Com a cada vez mais acirrada rivalidade comercial com a Lemínia, surge uma guerra em 240 AEC, terminando somente em 201 AEC, com pesadas perdas para os bonades.

​

Lêmine

Em 441 conquista a Rídia. Em 240 AEC começa uma guerra contra Diltige, terminando somente em 201 AEC, com a vitória e domínio no comércio do sul do continente. Em 158 AEC começa a se expandir para o ocidente, conquistando a Monela. Em 34 AEC, derrota o império Danólio, anexando suas províncias. No ano 2 AEC, conquista a península Afolar e cria a província de Odese.

​

Pilti

Um antigo reino surgido em 479 AEC, que ficava na atual Edínia. Em 416 AEC entra em guerra contra Tonísia, terminada somente em 399 AEC, com a vitória, o que lhe dá o direito de liderar a Liga de Cores. Em 375 AEC é invadido pelo império Tofis, que, descontente com a sua liderança na Liga, o derrota em 370 AEC.

​

Rostana

Província leminiana na lusávia. Em 117 AEC se une à Sália numa revolta contra o império, mas é dominada em 79 AEC.

​

Roxínia

Cidade fundada em 286 AEC na Pinéria em homenagem a Roxin, o Grande. Em 280 AEC foi fundada a maior biblioteca do mundo danólia nesta cidade.

​

Tonísia

Forma em 464 AEC a Liga de Cores, uma espécie de liga comercial, da qual se torna líder. Em 416 AEC desentende-se com Pilti, um dos membros da Liga, que está descontente com sua liderança, e vai travar guerra contra esta. Sai derrotada, tanto na guerra, como na Liga de Cores.

​

Vasades

Um povo guerreiro que chega ao continente no ano 31 EC.

​

Sandre

Funda Cianorte em 391 AEC

​

Darônia

Surge com a divisão da Midocênia em 287 AEC.

​

Diemonte

A região começa a ser colonizada por edinianos em 529 AEC.

​

Farênia

São conquistados pelos lêmines em 409 AEC.

​

Hupti

Surgem como império em 311 AEC

​

Máslio

Entre 1489 e 191AEC, é subjugado pelos impérios Dicai e Danólio, até que em 34 AEC torna-se uma província do Império Lêmine.

​

Midocênia

Uma região de Pilti que se torna independente em 324 AEC, com a coroação de Roxin, O Grande. Por ser um grande estrategista militar, Roxin logo expande seu reinado, dominando todo o território de Pilti, parte oriental do império Tofis, subjuga os tudes e rivaliza com o império Polsi. Em 293 AEC, o império atinge seu apogeu, quando derrota o império Polsi e anexa todos os seus territórios. Porém, com a morte de Roxin em 287 AEC, o império começa a desintegrar-se.

​

Polsi

Importante império que apareceu no cenário danélio no século XX AEC, ocupando o sudoeste do continente. Em 441 AEC entra em declínio, devido a muitas guerras civis. Em 314 o império é reunificado para conter a ameaça midocênia, mas sucumbe aos inimigos em 293 AEC.

​

Sália

Uma província do império Lêmine no atual Espresil. Liderados por Pitides, a Sália se revolta contra o império em 118 AEC. Logo Rostana, que fica na atual  Lusávia, se une nesta revolta que só termina em 71 AEC, quando o general Permos a abafa.

​

Tofis

Associa-se a Liga de Cores em 450 AEC. Não se contenta com a liderança de Pilti na liga e invade este reino em 375 AEC, derrotando-o em 370 AEC. Em 313 AEC perde as terras orientais para a Midocênia, que sucede Pilti na região como potência militar.

bottom of page